Morgado de Fafe

O Morgado de Fafe, personagem literária consagrada na obra camiliana, demanda uma atitude proativa perante o mundo. A figura do rústico morgado minhoto marcada pela dignidade, honestidade, simplicidade e capacidade de trabalho, assume uma contemporaneidade premente. Nesse sentido este espaço na blogosfera pretende ser uma plataforma de promoção de valores, de conhecimento e de divulgação dos trabalhos, actividades e percurso do escritor, historiador e professor minhoto, natural de Fafe, Daniel Bastos.

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Festa de N. S. de Guadalupe decorre este fim-de-semana em Cepães

Decorre este fim-de-semana passado, 4 e 5 de Junho, as Festas em Honra de Nossa Senhora de Guadalupe, a principal festividade religiosa da freguesia de Cepães, cuja capela devotada ao culto da “protectora da lavoura” de Cepães remonta ao final do séc. XVII.
Imagem de N.S. de Guadalupe em Cepães

O programa festivo inicia-se na manhã de sábado com uma arruada de bombos pela freguesia a anunciar a abertura das festas. À noite na linha da vetusta tradição realiza-se o tradicional sermão e procissão de velas de S. Tiago para a Igreja Paroquial anualmente incorporado por centenas de devotos.
Ainda no sábado à noite a simbiose entre o religioso e o profano atingirá o seu apogeu com actuações musicais e uma grandiosa sessão de fogo-de-artifício que promete colorir o céu de Cepães.
Capela de N.S. de Guadalupe em Cepães

No domingo, as festividades são retomadas com a realização da missa dominical, sucedendo durante a tarde a grandiosa procissão de N. S. de Guadalupe, que prenuncia assumir-se novamente como uma impressionante manifestação religiosa de grande fé popular que todos os anos extravasa os horizontes geográficos e humanos da freguesia.

As cerimónias festivas que se prolongam ainda pela tarde de domingo com a actuações musicais, assume-se assim como um dos mais importantes cartões-de-visita da freguesia, prometendo presentear todos os presentes com o ardor da fé e devoção, e o valor inestimável da cultura e tradição da freguesia de Cepães.

Sem comentários: