Morgado de Fafe

O Morgado de Fafe, personagem literária consagrada na obra camiliana, demanda uma atitude proativa perante o mundo. A figura do rústico morgado minhoto marcada pela dignidade, honestidade, simplicidade e capacidade de trabalho, assume uma contemporaneidade premente. Nesse sentido este espaço na blogosfera pretende ser uma plataforma de promoção de valores, de conhecimento e de divulgação dos trabalhos, actividades e percurso do escritor, historiador e professor minhoto, natural de Fafe, Daniel Bastos.

terça-feira, 28 de junho de 2011

Festa popular de S. João e 3.º aniversário da Rotinha do Milénio animaram fim-de-semana em Cepães

O fim-de-semana passado na freguesia de Cepães ficou marcado por mais um conjunto dinâmico de actividades que proporcionaram momentos de convívio e diversão à população.

No sábado à noite, a freguesia reviveu a tradicional festa popular de S. João que se realizou junto ao largo da Capela de N. S. de Guadalupe e juntou centenas de populares. Tratou-se do ressurgimento de uma festividade que já há alguns anos não era realizada na freguesia, mas que este ano foi recuperada por um grupo de cepanenses, que temperaram nessa noite o espírito folião da freguesia com música popular e o tradicional caldo verde regado com vinho verde acompanhado de uma sardinhada. 
Festa de S. João 1

Festa de S. João 2

Ainda nesse fim-de-semana, no domingo de manhã a Junta de Freguesia de Cepães assinalou o 3.º aniversário da “Rotinha do Milénio”, um percurso pedestre que percorre as belezas paisagísticas da freguesia, que contou com a colaboração dos Restauradores da Granja, da Sociedade de Recreio Cepanense, da Fábrica da Igreja de S. Mamede de Cepães e da Paróquia de Cepães. 
Rotinha do Milénio 1

Rotinha do Milénio2

Rotinha do Milénio3

Rotinha do Milénio4

Marcado pelo intenso calor que se verificou nesse dia, os caminhantes concentrarem-se durante a manhã nas imediações da Capela de N.S. de Guadalupe, percorrendo com boa disposição o trilho pedestre que procurou conciliar os benefícios do exercício físico e a divulgação de locais emblemáticos e paisagísticos de Cepães.

Sem comentários: