Morgado de Fafe

O Morgado de Fafe, personagem literária consagrada na obra camiliana, demanda uma atitude proativa perante o mundo. A figura do rústico morgado minhoto marcada pela dignidade, honestidade, simplicidade e capacidade de trabalho, assume uma contemporaneidade premente. Nesse sentido este espaço na blogosfera pretende ser uma plataforma de promoção de valores, de conhecimento e de divulgação dos trabalhos, actividades e percurso do escritor, historiador e professor minhoto, natural de Fafe, Daniel Bastos.

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Fernanda Aguiar expõe arte sacra em Cepães


A artista fafense Fernanda Aguiar abriu na tarde do sábado passado tarde (dia 31 de Março), uma exposição de pintura consagrada à temática da Arte Sacra no Salão Paroquial de Cepães.
Fernanda Aguiar

Promovida pela Sociedade de Recreio Cepanense e a Paróquia de Cepães, a iniciativa cultural, foi antecedida de várias interpretações de alunos da Escola Musicbox, um espaço de ensino musical situado na freguesia de Arões S. Romão que disponibiliza aulas de guitarra elétrica e acústica, baixo, bateria, teclado e concertina.

 A abertura da mostra de pintura, constituída por cerca de três dezenas de obras, contou com a presença do historiador natural de Cepães, Daniel Bastos, que traçou o percurso artístico de Fernanda Aguiar através da sua participação em exposições colectivas e nas Mostras de Artes Plásticas de Fafe. Destacando o investigador as qualidades artísticas e humanas da pintora que em 2011 venceu o prémio de pintura da primeira edição do Prémio de Artes Plásticas José Augusto Távora, promovido pela Câmara da Póvoa de Lanhoso, tendo ficado a obra galardoada “Os Músicos” integrada no espólio artístico do concelho da Póvoa de Lanhoso.


A iniciativa, assinalou ainda as intervenções do pároco José Marques, que caraterizou Fernanda Aguiar como uma pessoa humana e generosa que consegui retratar com mestria importantes passagens bíblicas nas suas telas. Ainda pela organização da atividade, falou o presidente da Sociedade de Recreio Cepanense, Joaquim Mendes, que agradecendo a presença de todos, em particular da artista e da Escola Musicbox, assegurou o empenho da coletividade na dinamização de actividades culturais e outras de interesse para a freguesia.
A pintora Fernanda Aguiar, que recordou os laços de afinidade familiar que mantém com a freguesia de Cepães, agradeceu visivelmente emocionada o convite formulado pela agremiação e a paróquia para expor em Cepães.








Patente no Salão Paroquial de Cepães durante as próximas duas semanas, a exposição de pintura de Fernanda Aguiar, inspirada nos Livros Sagrados e percorrendo as temáticas religiosas do retrato e da natureza, está aberta a toda a comunidade, assumindo-se na época da Páscoa como uma interessante sugestão de visita.

Sem comentários: