Morgado de Fafe

O Morgado de Fafe, personagem literária consagrada na obra camiliana, demanda uma atitude proativa perante o mundo. A figura do rústico morgado minhoto marcada pela dignidade, honestidade, simplicidade e capacidade de trabalho, assume uma contemporaneidade premente. Nesse sentido este espaço na blogosfera pretende ser uma plataforma de promoção de valores, de conhecimento e de divulgação dos trabalhos, actividades e percurso do escritor, historiador e professor minhoto, natural de Fafe, Daniel Bastos.

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Rotary Club de Fafe distinguiu melhores alunos



O Rotary Club de Fafe premiou na noite de terça-feira, 26 de Setembro, mês que Rotary dedica ás Novas Gerações, sete alunos das escolas do concelho que se distinguiram pelo seu percurso no ano lectivo de 2011/2012 e pelo comportamento social e de companheirismo.


 A cerimónia, em que foram distinguidos os melhores alunos do 9.º e 12.º ano das escolas do concelho de Fafe, decorreu na reunião semanal deste Club Rotário, no auditório do Edifício das Associações. A tradicional iniciativa, continuidade de uma actividade iniciada em 1984 e anualmente concretizada, é singularmente plasmada na entrega do Prémio António Augusto Rebelo de Almeida, fundador e primeiro presidente do Rotary Club de Fafe, que pretende não só enaltecer e distinguir o mérito e o trabalho de cada um dos alunos, mas também, através da apresentação de bons exemplos, incentivar outros jovens ao cumprimento dos seus deveres de estudantes.

Para além dos alunos distinguidos, designadamente Ana Ramos (9.º Ano - Agrup. Escolas Prof. Calos Teixeira / Fafe), Dani Gonçalves, (9.º Ano - Agrup. Escolas de Fafe / E.S.F.), José Araújo (9.º Ano – Agrup. Escolas Prof. Carlos Teixeira / Silvares), Lisandra Gonçalves (9.º Ano – Agrup. Escolas Montelongo / Revelhe), Maria Oliveira (9.º Ano – Agrup. Escolas Montelongo / Fafe), Rúben Costa (9.º Ano – Agrup. Escolas de Fafe / Arões) e Mariana Soares (12.º Ano – Agrup. Escolas de Fafe / E.S.F.), marcaram presença vários companheiros rotários, encarregados de educação e familiares. Assim como o historiador Daniel Bastos, em representação da Câmara Municipal de Fafe, Carlos Martins, do Rotary Club de Vizela, em representação da Governadora do Distrito (Rotário) 1970, os dirigentes educativos Maria José Marques e Vitor Leite, em representação, respectivamente, dos Agrupamento Escolas de Montelongo e Agrupamento de Escolas Prof. Carlos Teixeira, e D.Angelina Oliveira, esposa do patrono do galardão. 


Depois da abertura da reunião e dos momentos habituais da saudação ás bandeiras, protocolo, secretaria, apresentação rotária, momentos sempre explicados aos convidados, o presidente do Rotary Club de Fafe, Pe. José Peixoto Lopes, que destacou que “o objectivo do Rotary é estimular e fomentar o ideal de servir”, parabenizou os alunos distinguidos e o esforço das suas famílias na promoção do seu percurso escolar e cívico. 

Após a entrega solene dos galardões, que constou ainda da oferta de certificados e de livros de três autores rotários locais, nomeadamente, dos escritores Alberto Alves, José Peixoto Lopes e Manuel Barros, seguiram-se intervenções de representantes dos estudantes e encarregadas de educação premiados, assim como dos convidados de honra, que confluíram no justo reconhecimento do esforço, trabalho e mérito na obtenção dos resultados escolares de excelência dos alunos distinguidos.

Créditos fotográficos - Foto Rodrigo

Sem comentários: