Morgado de Fafe

O Morgado de Fafe, personagem literária consagrada na obra camiliana, demanda uma atitude proativa perante o mundo. A figura do rústico morgado minhoto marcada pela dignidade, honestidade, simplicidade e capacidade de trabalho, assume uma contemporaneidade premente. Nesse sentido este espaço na blogosfera pretende ser uma plataforma de promoção de valores, de conhecimento e de divulgação dos trabalhos, actividades e percurso do escritor, historiador e professor minhoto, natural de Fafe, Daniel Bastos.

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Abertura do ano letivo na Universidade Sénior de Rotary de Fafe


A Universidade Sénior de Rotary de Fafe procedeu no passado dia 26 de Outubro, no auditório da Biblioteca Municipal de Fafe, à abertura oficial do novo ano lectivo, com uma palestra proferida pelo historiador Daniel Bastos subordinada ao tema “O papel da Universidades Seniores na divulgação da História Local”.


A sessão solene, que computou a presença dos alunos que vão frequentar este novo ano letivo, dos docentes que irão lecionar as diferentes disciplinas e de vários membros do Rotary Club de Fafe, contou ainda com a presença do vice-presidente da Câmara Municipal de Fafe, Antero Barbosa, e do Governador Assistente do Distrito Rotário 1970, Carlos Martins.


Durante a abertura, o Presidente do Rotary Club de Fafe, Pe. José Peixoto Lopes, que saudou as entidades presentes e agradeceu a presença de professores, alunos e companheiros, salientou que a Universidade Sénior de Rotary além de proporcionar a troca de experiências e saberes, permite a transmissão de importantes valores e assume-se como um importante instrumento para se alcançar “A Paz Através do Servir”, conforme preconiza o lema do presente ano rotário.



 Por sua vez, o Diretor da Universidade Sénior, Alberto Alves, que teve oportunidade de dar as boas-vindas aos alunos e docentes, e partilhar algumas informações práticas sobre o funcionamento da Universidade, apresentou o palestrante agradecendo a sua colaboração voluntária e gratuita na instituição através da lecionação da disciplina de “História Local” na Universidade Sénior de Rotary Fafe.

Ao longo da sua comunicação, o historiador Daniel Bastos, que declarou aos presentes ser uma honra e privilégio lecionar na Universidade Sénior de Rotary Fafe, assegurou que o trabalho em rede e escala das Universidades Seniores é importante na divulgação da história, das ciências, das tradições, da solidariedade, das artes, a da tolerância e dos demais fenómenos sócio – culturais em Portugal. Contribuindo assim decisivamente para o envelhecimento ativo e da solidariedade entre gerações que o Parlamento Europeu consagrou como temática estruturante para o ano de 2012.





O período final de intervenções foi encerrado pelo vice-presidente do Município de Fafe, Antero Barbosa, que agradeceu o convite para estar presente na cerimónia e reconheceu o excelente trabalho que o Rotary Club de Fafe tem desenvolvido no concelho de Fafe, e pelo Governador Assistente do Distrito Rotário 1970, Carlos Martins, que felicitando o historiador Daniel Bastos pela sua palestra, assumiu que as Universidades Seniores são um dos grandes objectivos de Rotary em Portugal.

De referir que inscrições na Universidade Sénior de Rotary de Fafe continuam a decorrer, sendo as mesmas podem ser realizadas na secretaria do Grupo Nun’Álvares onde são prestadas mais informações. As aulas durante o presente ano letivo versam Artes Decorativas, Inglês, Música, História Local, as Novas Tecnologias, Dança, Saúde e Expressão Corporal, decorrem na sede do Rotary Clube de Fafe, sita no edifício das Associações, junto ao Grupo Cultural e Recreativo Nun´Álvares.





Sem comentários: