Morgado de Fafe

O Morgado de Fafe, personagem literária consagrada na obra camiliana, demanda uma atitude proativa perante o mundo. A figura do rústico morgado minhoto marcada pela dignidade, honestidade, simplicidade e capacidade de trabalho, assume uma contemporaneidade premente. Nesse sentido este espaço na blogosfera pretende ser uma plataforma de promoção de valores, de conhecimento e de divulgação dos trabalhos, actividades e percurso do escritor, historiador e professor minhoto, natural de Fafe, Daniel Bastos.

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Fafe estabeleceu laços de cooperação e parceria na Bulgária


No âmbito do Programa Europeu Comenius Regio, um grupo de trabalho da cidade de Fafe visitou entre os dias 15 e 18 de Janeiro, as cidades búlgaras de Lovech e Troyan.

Composto por representantes do Município de Fafe, designadamente o autarca José Ribeiro e o historiador Daniel Bastos, do Jardim de Infância de Antime, pelos membros da direção José Nogueira e Simão Teixeira, da Associação ATRIUMEMORIA, representada pelo escritor Carlos Afonso, e da Escola Secundária de Fafe, entidade responsável pelo projeto, e que foi representada pela diretora, Natália Correia, e as docentes Ana carvalho e Helena Alves, o grupo de trabalho participou num vasto programa de iniciativas com entidades responsáveis no processo educativo e municipal búlgaro.

No âmbito deste projeto, financiado integralmente pela União Europeia, que tem como principais objetivos a aproximação entre países, e a partilha em rede de boas práticas entre responsáveis escolares, valorizando as suas experiências no campo da administração pedagógica e metodologia pré-escolar, o grupo de trabalho da cidade de Fafe, que teve oportunidade de reunir com os autarcas, diretores e especialistas da Inspeção Regional de Educação das cidades búlgaras parceiras do programa, visitaram e observaram in loco as atividades do projeto “Co - Creators of Change” no infantário "Parvi yuni" em Lovech, e na creche de dia "Sinchts" em Troyan.







Com uma duração de dois anos, está já agendada em Abril, no âmbito da mesma parceria, uma visita de intercâmbio dos parceiros búlgaros envolvidos no projeto europeu ao Município de Fafe, para assim dar continuidade à programação dos trabalhos previstos no projeto que visam melhorar as parcerias entre instituições escolares dos Estados-Membros, especialmente em termos qualitativos e quantitativos.

Sem comentários: