Morgado de Fafe

O Morgado de Fafe, personagem literária consagrada na obra camiliana, demanda uma atitude proativa perante o mundo. A figura do rústico morgado minhoto marcada pela dignidade, honestidade, simplicidade e capacidade de trabalho, assume uma contemporaneidade premente. Nesse sentido este espaço na blogosfera pretende ser uma plataforma de promoção de valores, de conhecimento e de divulgação dos trabalhos, actividades e percurso do escritor, historiador e professor minhoto, natural de Fafe, Daniel Bastos.

terça-feira, 23 de abril de 2013

Comitiva da Bulgária visitou a cidade de Fafe


O concelho de Fafe recebeu durante a semana passada (15 a 19 de Abril) uma comitiva de oito pessoas provenientes da cidade búlgara de Lovech.
A visita decorreu no âmbito do Programa Europeu Comenius Regio, financiado integralmente pela União Europeia, que tem como principais objetivos a aproximação entre países, e a partilha em rede de boas práticas entre responsáveis escolares, valorizando as suas experiências no campo da administração pedagógica e metodologia pré-escolar.

Foto - Manuel Meira
Para além de visitas a espaços de interesse social, turístico e cultural do concelho, a iniciativa integrou reuniões de trabalho com as instituições locais parceiras do projeto, nomeadamente o Município de Fafe, a Escola Secundária de Fafe, a Associação Atriumemoria e o Jardim de Infância de Antime.

No dia 16 de Abril (terça-feira), a comitiva búlgara composta por oito educadoras de infância, foi recebida na Escola Secundária de Fafe, tendo tido oportunidade de conhecer as instalações e metodologia de funcionamento deste estabelecimento de ensino. No decorrer da receção, que incluiu uma exposição de trabalhos dinamizados pelos alunos do Curso Profissional – Técnico de Apoio à Infância, e uma reunião de trabalho com elementos da comunidade escolar, a diretora da Escola Secundária de Fafe, Natália Correia, salientou que sendo a escola um espaço aberto e propiciador da participação dos professores, alunos, funcionários, pais e encarregados de educação e comunidade local, este projeto europeu é uma mais-valia para a troca de experiências entre os diferentes parceiros do projeto.

Fotos - Escola Secundária de Fafe
 

Ainda nesse dia à tarde, a comitiva búlgara foi recebida nos Paços do Concelho pelo autarca José Ribeiro, presidente da Câmara Municipal de Fafe que sublinhou que o principal objetivo deste projeto e visita assenta essencialmente na disseminação de boas práticas no âmbito da educação escolar.

Fotos - Manuel Meira
 
O programa no dia 16 de Abril computou ainda uma visita ao Museu e Moinho de Aboim, e uma receção à noite na Associação Atriumemoria, parceira do projeto, que organizou um sarau recreativo e cultural para a comitiva búlgara que decorreu no decurso da inauguração do“ Espaço da Memória” e Atelier de Artes Plásticas J.J. Silva na cave do Edifício Shopping localizado na Praça 25 de Abril.
Fotos-Jesus Martinho
Os dias 17 e 18 de Abril, foram dedicados pela comitiva búlgara para um contacto e conhecimento estreito da realidade educativa do Jardim de Infância de Antime, tendo tido oportunidade de visitaram os espaços escolares desta instituição, conheceram melhor a sua realidade e contactarem de perto com o ensino e atividades proporcionadas às crianças. Ao longo de reuniões de trabalho e visitas que se prolongaram pelos dois dias, os responsáveis diretivos e educativos do Jardim de Infância de Antime, na pessoa do presidente da instituição, José Nogueira, agradeceu a mobilização da comunidade escolar do Jardim de Infância que foi imprescindível para o sucesso de uma iniciativa que orgulha a instituição.
Fotos - Jorge Oliveira
A comitiva búlgara, que visitou o Museu das Migrações e das Comunidades, e foi recebida na Junta de Freguesia de Antime, deslocou-se ainda às cidades de Guimarães e Porto, sendo em todas as visitas no concelho e fora dele, acompanhadas pelo antigo jogador búlgaro da Associação Desportiva de Fafe, Tenev, que foi o tradutor de serviço.
Com uma duração de dois anos, está previsto ainda este ano, no âmbito da mesma parceria, mais duas visitas de intercâmbio dos parceiros locais e búlgaros envolvidos no projeto europeu, para assim dar continuidade à programação dos trabalhos previstos no projeto que visam melhorar as parcerias entre instituições escolares dos Estados-Membros, especialmente em termos qualitativos e quantitativos.
Notícias de Fafe (2013-04-26)
 

Sem comentários: