Morgado de Fafe

O Morgado de Fafe, personagem literária consagrada na obra camiliana, demanda uma atitude proativa perante o mundo. A figura do rústico morgado minhoto marcada pela dignidade, honestidade, simplicidade e capacidade de trabalho, assume uma contemporaneidade premente. Nesse sentido este espaço na blogosfera pretende ser uma plataforma de promoção de valores, de conhecimento e de divulgação dos trabalhos, actividades e percurso do escritor, historiador e professor minhoto, natural de Fafe, Daniel Bastos.

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

No dia 8 de agosto, a cultura e a tradição andam à solta em Aboim…


No próximo dia 8 de agosto, quinta-feira, pelas 21h, Aboim será o palco perfeito para um singular evento cultural repleto de tradição, alma, coração, pureza, esperança e povo.
Nesta grande noite para a freguesia de Aboim e para Fafe, dois são os argumentos mais que suficientes para que esta bela aldeia serrana seja o ponto de chegada de todos os que amam o Minho profundo e sincero.
Primeiramente, será apresentada a Monografia «Santa Maria de Aboim, o olhar sincero do Minho», para de seguida se assistir a um acontecimento especial e único, onde a realidade, o misticismo, a força do povo e a ficção se mostram na sua plenitude.

 
No que diz respeito à monografia «Santa Maria de Aboim, o olhar sincero do Minho», coordenada pelo professor Carlos Afonso, é de salientar a originalidade e a variedade de títulos deste livro prefaciado pelo senhor Presidente da Câmara, Dr. José Ribeiro. Para além da história da Freguesia, o leitor poderá encontrar várias experiências de vida em primeira pessoa, paisagem, etnografia, lendas e outros ingredientes, perfeitamente guiados por uma bela história de amor que duas personagens intemporais vivem. Nesta construção, em que vários livros se abrem dentro de um outro livro, poder-se-á constatar que não há apenas um autor, mas sim uma coautoria, onde se podem vislumbrar vários criadores fafenses, ligados a diferente áreas.

No âmbito da História, é de assinalar a participação dos historiadores e investigadores Daniel Bastos (Emigração para o Brasil), Artur Leite (Contributos para a história de Aboim) e Artur Coimbra (Emigração para França). A nível da antropologia, monumentos e arqueologia, encontram-se trabalhos do Dr. Jorge Miranda e de Jesus Martinho. Quanto à imagem e fotografia, Jesus Martinho, Manuel Meira e António Novais mostram o que de bom existe naquelas terras. No que diz respeito à narrativa, e para além de vários testemunhos de vida em primeira pessoa, uma novela de Carlos Afonso espraia-se por grande parte do livro, sempre interligada com o que se vai desenvolvendo. Também o trabalho dos jovens João Marques e Hugo Novais, no âmbito da técnica e investigação, contribuíram, e em muito, para a totalidade construtiva da monografia. A paginação e impressão estiveram a cargo do experiente Manuel Carneiro da Gráfica do Norte – Amarante. A edição é da Junta de Freguesia e conta com o apoio da Câmara Municipal de Fafe.

No que diz respeito ao segundo momento da noite, o evento «A nossa terra e a nossa gente», imbuído na máxima «Aboim, todo um mundo para descobrir», todos os presentes poderão viajar no tempo e no espaço, de mãos dadas com um povo resistente e genuíno. O alinhamento do que vai acontecer junto à igreja de Aboim, está escrito nas estrelas, na espontaneidade e na vivência das muitas personagens participantes. Este momento de cultura e de amor ao que é nosso só poderá ser verdadeiramente entendido se for vivenciado no local.

  Esta noite especial para as terras de Aboim, Lagoa, Mós, Figueiró, Barbeira e Fafe está a ser preparada por toda uma população qua ama o que é seu, ajudada por muitos amigos.

Na noite de 8 de agosto, vá a Aboim, redescubra memórias e certezas que ainda permanecem dentro de cada um de nós e fascine-se com as surpresas naturais que por lá irá encontrar.



Sem comentários: