Morgado de Fafe

O Morgado de Fafe, personagem literária consagrada na obra camiliana, demanda uma atitude proativa perante o mundo. A figura do rústico morgado minhoto marcada pela dignidade, honestidade, simplicidade e capacidade de trabalho, assume uma contemporaneidade premente. Nesse sentido este espaço na blogosfera pretende ser uma plataforma de promoção de valores, de conhecimento e de divulgação dos trabalhos, actividades e percurso do escritor, historiador e professor minhoto, natural de Fafe, Daniel Bastos.

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Formação Bíblica aberta à comunidade de Fafe



A partir do mês de Outubro a comunidade católica de Fafe vai ser convidada a fortalecer a sua formação cristã e a dinamizar o estudo da Bíblia.
No início de Outubro até Junho, na 1ª e 3ª quinta-feira de cada mês, realizar-se-ão às 21h00, no Salão Paroquial de Fornelos, encontros quinzenais de formação Bíblica, aberta a todos os paroquianos do Arciprestado de Fafe.
Esta atividade, que representa uma nova oportunidade de formação, para catequistas, leitores e acólitos, assume-se também como um meio de formação para a comunidade paroquial em geral.
A iniciativa procura assim ir ao encontro do Plano Pastoral da Diocese de Braga, alicerçado no tema (re)descobrir a fé professada, celebrada, vivi­da, anunciada e contemplada, tendo como primeiro objetivo no campo da fé professada uma adesão mais pessoal e consciente ao Evangelho.

Entre outros, serão abordadas as temáticas da preparação da liturgia sacramental, os ministérios, a valorização do domingo como dia central da comunidade cristã, a oração comunitária e a religiosidade popular.
Neste sentido, no dia 3 de Outubro será apresentada às 21h00, no Salão Paroquial de Fornelos, uma Escola de Formação Bíblica para Leigos, que procura assim ir ao encontro das palavras do Arcebispo Primaz de Braga D. Jorge Ortiga, que sobre a formação permanente de sacerdotes e leigos sugere como elemento fundamental para a formação permanente dos cristãos, a criação, a nível de cada paróquia ou grupo de paróquias, de uma ‘Escola da Palavra’, cuja função é ajudar os fiéis no aprofundamento da Sagrada Escritura e da espiritualidade cristã que dela brota”.

 

Sem comentários: