Morgado de Fafe

O Morgado de Fafe, personagem literária consagrada na obra camiliana, demanda uma atitude proativa perante o mundo. A figura do rústico morgado minhoto marcada pela dignidade, honestidade, simplicidade e capacidade de trabalho, assume uma contemporaneidade premente. Nesse sentido este espaço na blogosfera pretende ser uma plataforma de promoção de valores, de conhecimento e de divulgação dos trabalhos, actividades e percurso do escritor, historiador e professor minhoto, natural de Fafe, Daniel Bastos.

terça-feira, 8 de outubro de 2013

Fafe recebeu delegação da Bulgária ao abrigo do Programa Comenius Regio


O concelho de Fafe recebeu durante a semana passada (30 de Setembro e 3 de Outubro) uma comitiva de dez pessoas provenientes da cidade búlgara de Lovech.
 
 
Tratou-se da segunda visita desta delegação que decorreu no âmbito do Programa Europeu Comenius Regio, financiado integralmente pela União Europeia, e que tem como principais objetivos a aproximação entre países, e a partilha em rede de boas práticas entre responsáveis escolares, valorizando as suas experiências no campo da administração pedagógica e metodologia pré-escolar.
Para além de visitas a espaços de interesse económico e turístico do concelho, como a empresa Vinhos Norte, uma das maiores produtoras de vinho verde no norte de Portugal, e à Aldeia do Pontido, um empreendimento turístico local que proporciona uma experiência única de turismo no espaço rural, a iniciativa integrou reuniões de trabalho com representantes de instituições parceiras do projeto, nomeadamente o Município de Fafe, a Escola Secundária de Fafe, a Associação Atriumemoria e o Jardim de Infância de Antime.
No dia 1 de Outubro (terça-feira), a comitiva búlgara composta por dez educadoras de infância, foi recebida no Agrupamento de Escolas de Fafe, tendo tido oportunidade de conhecer as instalações e metodologia de funcionamento deste estabelecimento de ensino, que incluiu ainda uma visita à Escola Básica de Arões S. Romão – Ferreiros.
O dia 2 de Outubro (quarta-feira) foi dedicado pela delegação búlgara para um contacto e conhecimento estreito da realidade educativa do Jardim de Infância de Antime, tendo tido oportunidade de visitaram os espaços escolares desta instituição, conheceram melhor a sua realidade e contactarem de perto com o ensino e atividades proporcionadas às crianças.
Durante o final da visita de trabalho ao Jardim de Infância de Antime, a comunidade educativa desta instituição de ensino pré-escolar local organizou um arraial minhoto, onde não faltaram sardinhas assadas, bifanas, caldo verde e doces, que marcou um singelo momento de convívio e de despedida à comitiva búlgara.
Refira-se que este projeto, que tem uma duração de dois anos, prevê ainda no final deste ano uma visita dos parceiros locais à cidade búlgara de Lovech, para assim dar continuidade à programação dos trabalhos previstos no projeto que visam melhorar as parcerias entre instituições escolares dos Estados-Membros, especialmente em termos qualitativos e quantitativos.
Correio do Minho (2013-10-10)

Diário do Minho (2013-10-10)

Sem comentários: