Morgado de Fafe

O Morgado de Fafe, personagem literária consagrada na obra camiliana, demanda uma atitude proativa perante o mundo. A figura do rústico morgado minhoto marcada pela dignidade, honestidade, simplicidade e capacidade de trabalho, assume uma contemporaneidade premente. Nesse sentido este espaço na blogosfera pretende ser uma plataforma de promoção de valores, de conhecimento e de divulgação dos trabalhos, actividades e percurso do escritor, historiador e professor minhoto, natural de Fafe, Daniel Bastos.

sexta-feira, 18 de julho de 2014

Regadas foi palco da apresentação da História, Memória e Património de Fafe



Na passada quinta-feira (17 de Julho), a freguesia de Regadas, uma freguesia do concelho de Fafe situada na fronteira com o concelho de Felgueiras, atravessada por estradas e caminhos que comprovam um desenvolvimento sustentado no pulsar de instituições dinâmicas, foi palco da apresentação do livro “Fafe – História, Memória e Património”.


A obra escrita a três mãos, pelo historiador Daniel Bastos, o fotógrafo José Pedro Fernandes e o tradutor Paulo Teixeira, este último natural de Regadas, que se assume como um cartão-de-visita ilustrado trilíngue da “Sala de Visitas do Minho”, foi apresentada no Centro Educativo de Regadas e contou com a presença de várias pessoas da comunidade local.








No decurso da sessão cultural, que computou a presença da presidente da Junta de Freguesia de Regadas, Laura Alves, os autores transmitiram que o livro “retrata de forma concisa, rigorosa e dedicada as memórias do passado do concelho de Fafe, onde se inclui a história e tradições da freguesia de Regadas, deixando um testemunho para as gerações futuras”.

Refira-se que as vendas dos livros resultantes da participada sessão cultural, por decisão unânime dos autores da obra, reverteram a favor da Associação Cultural e de Solidariedade Social de Regadas, uma instituição particular de solidariedade social que desenvolve atividades de apoio social à população idosa e carenciada e que está presentemente a construir o Lar de Idosos de Regadas, uma antiga aspiração da comunidade local.

Sem comentários: