Morgado de Fafe

O Morgado de Fafe, personagem literária consagrada na obra camiliana, demanda uma atitude proativa perante o mundo. A figura do rústico morgado minhoto marcada pela dignidade, honestidade, simplicidade e capacidade de trabalho, assume uma contemporaneidade premente. Nesse sentido este espaço na blogosfera pretende ser uma plataforma de promoção de valores, de conhecimento e de divulgação dos trabalhos, actividades e percurso do escritor, historiador e professor minhoto, natural de Fafe, Daniel Bastos.

domingo, 24 de maio de 2015

Galeria de Arte 9 Séculos acolhe apresentação do livro “Terra” em Guimarães



No próximo dia 30 de Maio (sábado), o escritor e historiador Daniel Bastos apresenta às 21h30, na Galeria de Arte 9 Séculos em Guimarães, o seu último livro de poesia “Terra”.


A apresentação da obra, uma edição bilingue em Português e Francês, será realizada em parceria com o mestre-pintor Orlando Pompeu, responsável pela ilustração do livro, e que tem atualmente patente ao público na 9 Séculos, uma exposição evocativa do seu profícuo percurso artístico que consta de coleções particulares e oficiais em Portugal, Espanha, França, Alemanha, Inglaterra, Brasil, Estados Unidos, Japão e Dubai.

Os poemas do escritor e historiador Daniel Bastos, cujo percurso literário tem sido alicerçado junto das comunidades lusófonas, revelam uma simplicidade poética inspirada no apego à terra e na busca do sentido da vida, e que os desenhos de Orlando Pompeu, concebidos a partir dos poemas, criam uma simbiose entre a linguagem artística da poesia e pintura.


Refira-se que esta sessão cultural na 9 Séculos, uma galeria de arte – compras & vendas a retalho situada no centro histórico da cidade que viu nascer Portugal, surge no decurso de um conjunto de apresentações oficiais do livro em território nacional e no espaço francófono europeu, e que a mesma incluirá uma prova de vinho verde espumante, promovida pelos Vinhos Norte, um dos maiores produtores nacionais de vinho verde.

Sem comentários: