Morgado de Fafe

O Morgado de Fafe, personagem literária consagrada na obra camiliana, demanda uma atitude proativa perante o mundo. A figura do rústico morgado minhoto marcada pela dignidade, honestidade, simplicidade e capacidade de trabalho, assume uma contemporaneidade premente. Nesse sentido este espaço na blogosfera pretende ser uma plataforma de promoção de valores, de conhecimento e de divulgação dos trabalhos, actividades e percurso do escritor, historiador e professor minhoto, natural de Fafe, Daniel Bastos.

domingo, 17 de maio de 2015

Orlando Pompeu inaugurou exposição “Aquando em Paris”



No passado sábado (16 de Maio) o mestre-pintor Orlando Pompeu inaugurou na Galeria G.40 do Hotel Mestre de Avis, uma unidade hoteleira no centro de Guimarães, integrada no território classificado pela UNESCO, a exposição de pinturas gestuais “Aquando em Paris”.


A inauguração da exposição, que contou também com uma apresentação de peças da escultora Paula Teixeira, concebidas a partir do “Imaginário Fantástico” da artista que começa agora a dar os primeiros passos na criação artística, contou com a presença de um grande número de pessoas da região e da Galiza.

A sessão de abertura da exposição abrangeu uma intervenção inicial do escritor e historiador Daniel Bastos, que destacou a sensibilidade e aposta cultural da proprietária do Hotel Mestre de Avis, a empresária vimaranense Maria Roeder. Segundo o mesmo, as obras gestualistas de Orlando Pompeu, assim como a estatutária de Paula Teixeira são marcadas pela criatividade, jogo de formas coloridas e linhas dinâmicas. 




Nascido em Cepães, concelho de Fafe, Orlando Pompeu, estudou desenho, pintura e escultura em Barcelona, Porto e Paris. Detentor de uma obra que está representada em variadas coleções particulares e oficiais em Portugal, Espanha, França, Inglaterra, Brasil, Estados Unidos e Japão, os mais de quarenta quadros que estão expostos no Hotel Mestre de Avis foram concebidos em Paris, refletindo as vivências e o papel importante que a capital francesa teve na consolidação do percurso artístico do mestre-pintor português.




A exposição marcada por amplos movimentos gestualistas estará patente ao público, durante o período normal de funcionamento da unidade hoteleira, até ao mês de Agosto.

Sem comentários: