Morgado de Fafe

O Morgado de Fafe, personagem literária consagrada na obra camiliana, demanda uma atitude proativa perante o mundo. A figura do rústico morgado minhoto marcada pela dignidade, honestidade, simplicidade e capacidade de trabalho, assume uma contemporaneidade premente. Nesse sentido este espaço na blogosfera pretende ser uma plataforma de promoção de valores, de conhecimento e de divulgação dos trabalhos, actividades e percurso do escritor, historiador e professor minhoto, natural de Fafe, Daniel Bastos.

sexta-feira, 17 de julho de 2015

Daniel Bastos apresentou “Terra” na Livraria Lello



Na passada quinta-feira (16 de julho), o escritor Daniel Bastos apresentou na emblemática Livraria Lello no Porto, considerada uma das livrarias mais bonitas do mundo, o seu último livro de poesia “Terra”.


A obra com chancela da Editora Converso, uma edição bilingue em Português e Francês, que conta com tradução de Paulo Teixeira, ilustrações do artista plástico Orlando Pompeu, e prefácio do poeta e pintor francês Gérald Bloncourt, foi apresentada por Filipe Larsen, Diretor do Festival 6 Continentes, o mais vasto evento cultural realizado no universo da Lusofonia.

No decurso da sessão cultural que encheu a centenária livraria da cidade Invicta, Filipe Larsen destacou a carreira ímpar do pintor Orlando Pompeu e a qualidade da tradução de Paulo Teixeira, e evidenciou o percurso literário do escritor e historiador Daniel Bastos, que tem a singularidade de ser alicerçado junto das comunidades portuguesas espalhadas pelos quatro cantos do mundo.









Por seu lado, o escritor natural de Fafe, que agradeceu a presença dos inúmeros amigos, conterrâneos, empresários e cultores das artes que marcaram presença na sessão de apresentação, afirmou que os seus poemas simples, telúricos e sem artificialismos, refletem um relação umbilical com a terra e as comunidades portuguesas.











Refira-se que esta apresentação na Livraria Lello, autêntico santuário das artes editoriais e livreiras, marcou o fim das apresentações oficiais da obra de estreia do escritor no campo da poesia. Desde o seu lançamento no final do ano passado Daniel Bastos esteve presente em várias sessões de apresentação do livro no território nacional e no espaço francófono europeu, designadamente no espaço cultural Lusofolie's em Paris, na Embaixada de Portugal em Bruxelas e na Livraria Camões em Genebra. 

Esta sessão na Livraria Lello incluiu ainda uma prova de vinho verde espumante Miogo, promovida pelos Vinhos Norte, um dos maiores produtores nacionais de vinho verde.

Sem comentários: