Morgado de Fafe

O Morgado de Fafe, personagem literária consagrada na obra camiliana, demanda uma atitude proativa perante o mundo. A figura do rústico morgado minhoto marcada pela dignidade, honestidade, simplicidade e capacidade de trabalho, assume uma contemporaneidade premente. Nesse sentido este espaço na blogosfera pretende ser uma plataforma de promoção de valores, de conhecimento e de divulgação dos trabalhos, actividades e percurso do escritor, historiador e professor minhoto, natural de Fafe, Daniel Bastos.

quinta-feira, 3 de março de 2016

Daniel Bastos participa no 33.º Festival das Migrações, das Culturas e da Cidadania no Luxemburgo



O historiador Daniel Bastos é um dos escritores portugueses convidados para o 33.º Festival das Migrações, das Culturas e da Cidadania, que decorre de 11 a 13 de Março no Luxemburgo. 
 
Daniel Bastos
O Festival das Migrações, das Culturas e da Cidadania, é o encontro anual dos estrangeiros no Luxemburgo, que representam cerca de metade da população do país. Valorizar as culturas e partilhá-las, assim se pode resumir a essência deste evento multicultural que inclui exposições, concertos, encontros literários, projeções de filmes e gastronomia dos quatro cantos do mundo.
 
Cartaz do Festival
Além de um encontro com alunos que frequentam os cursos de português no Grão-Ducado, o docente, escritor e historiador, cujo percurso literário tem alcançado projeção internacional, em particular junto das comunidades lusófonas, marcará também presença na 16.º edição do Salão do Livro, integrada no Festival das Migrações, que vai contar com um stand de divulgação e venda de livros portugueses. 

Ao longo da sua participação nestes eventos culturais e literários de referência no panorama europeu, que atrai todos os anos milhares de pessoas, o historiador natural de Fafe, vai abordar a história da região minhota e da emigração portuguesa, uma temática muito presente nas obras deste investigador da nova geração de historiadores portugueses.
 
Capa do livro “Gérald Bloncourt - O olhar de compromisso com os filhos dos Grandes Descobridores”
 
Contracapa do livro “Gérald Bloncourt - O olhar de compromisso com os filhos dos Grandes Descobridores”
 
Capa do livro "Terra"
Capa do livroFafeHistória, Memória e Património

No dia 13 de março (domingo) às 15h30, no âmbito da 16.ºedição do Salão do Livro, Daniel Bastos fará na LuxExpo, em Kirchberg, a apresentação de vários livros de sua autoria no campo da história e da emigração. Com especial destaque para o livro Gérald Bloncourt – O olhar de compromisso com os filhos dos Grandes Descobridores”, uma obra concebida e realizada a partir do espólio do conhecido fotógrafo que imortalizou a história da emigração portuguesa para França nos anos 60, e que conta com prefácio do consagrado ensaísta e pensador Eduardo Lourenço.

Sem comentários: