Morgado de Fafe

O Morgado de Fafe, personagem literária consagrada na obra camiliana, demanda uma atitude proativa perante o mundo. A figura do rústico morgado minhoto marcada pela dignidade, honestidade, simplicidade e capacidade de trabalho, assume uma contemporaneidade premente. Nesse sentido este espaço na blogosfera pretende ser uma plataforma de promoção de valores, de conhecimento e de divulgação dos trabalhos, actividades e percurso do escritor, historiador e professor minhoto, natural de Fafe, Daniel Bastos.

sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Papel das Comunidades Portuguesas debatido em Évora



Na passada quinta-feira (17 de novembro), o papel das Comunidades Portuguesas na foi o tema central dos “Encontros às Quintas”, da Escola de Ciências Sociais da Universidade de Évora, uma instituição de referência do ensino superior público português. 

A iniciativa, que decorreu na Sala de Docentes, e envolveu alunos e docentes da instituição académica alentejana, foi coordenada pela professora catedrática Maria de Fátima Nunes, e contou entre os oradores convidados, com a professora catedrática de história contemporânea da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Maria Manuela Tavares Ribeiro, e do escritor e historiador Daniel Bastos, cujo percurso literário tem sido alicerçado junto das comunidades portuguesas.

Da esq. para a dir.: o historiador Daniel Bastos, a professora catedrática Maria Manuela Tavares Ribeiro, e a professora catedrática Maria de Fátima Nunes



No decurso da sua intervenção, Maria Manuela Tavares Ribeiro, reconhecida especialista nas áreas do Europeísmo, Atlanticidade e Mundialização, analisou o processo de construção e a identidade europeia que se constitui como um mosaico rico, complexo e multifacetado.

Por seu lado, o historiador Daniel Bastos, antigo aluno da Universidade de Évora, realçou o valor inequívoco das comunidades portuguesas na projeção de Portugal na Europa e no Mundo, e distinguiu o papel das associações de emigrantes e dos meios de comunicação lusófonos na promoção da cultura e língua portuguesa.



Refira-se que este encontro, que encerrou o ciclo da Escola de Ciências Sociais da Universidade de Évora “conversas à quinta”, procurou numa época de desafios prementes que se colocam à Europa, recentrar o potencial estratégico das Comunidades Portuguesas no Mundo.

Sem comentários: