Morgado de Fafe

O Morgado de Fafe, personagem literária consagrada na obra camiliana, demanda uma atitude proativa perante o mundo. A figura do rústico morgado minhoto marcada pela dignidade, honestidade, simplicidade e capacidade de trabalho, assume uma contemporaneidade premente. Nesse sentido este espaço na blogosfera pretende ser uma plataforma de promoção de valores, de conhecimento e de divulgação dos trabalhos, actividades e percurso do escritor, historiador e professor minhoto, natural de Fafe, Daniel Bastos.

domingo, 18 de junho de 2017

Museu de Cepães enriquecido com bicicleta benzida pelo Papa Francisco



No passado domingo à tarde, Cepães, uma freguesia do concelho de Fafe com intensa atividade industrial e aptidão agrícola, foi palco de uma cerimónia para entrega simbólica ao Museu de N. S. de Guadalupe – Espaço de Memórias de S. Mamede de Cepães, de uma bicicleta benzida pelo Papa Francisco.

A iniciativa, dinamizada pelo padre José Marques Domingues, partiu do grupo de militares portugueses que ligaram no âmbito da recente visita do Papa Francisco à Cova da Iria, por ocasião do Centenário das Aparições, o Vaticano ao Santuário de Fátima de bicicleta, e que teve como objetivo ressaltar a atualidade da mensagem de Fátima e saudar o Santo Padre por também se fazer peregrino da Cova da Iria.

A entrega simbólica da bicicleta benzida pelo Papa Francisco, que contou com a presença dos dez militares que participaram na peregrinação, todos da Brigada de Reação Rápida (Tancos), que percorreram cerca de três mil quilómetros em 17 dias, assim como dos patrocinadores da iniciativa, e das forças vivas da União de Freguesias de Cepães e Fareja, decorreu no decurso de uma celebração eucarística presidida pelo padre Constâncio Gusmão, capelão militar reformado, mas que continua ao serviço do Ordinariato Castrense para Portugal, e que deu assistência espiritual ao grupo que incorporou a peregrinação em bicicleta.




No decurso da celebração eucarística foi reafirmado por todos os envolvidos na iniciativa a importância da mensagem de esperança e de paz que o Papa Francisco trouxe ao povo português aquando do Centenário das Aparições de Fátima.  

Refira-se que além do Museu de N. S. de Guadalupe, um espaço museológico, que se assume como um local de preservação e divulgação das tradições, costumes e heranças sociais da freguesia de Cepães, que agora fica mais enriquecido com esta oferta simbólica, o grupo de militares da Brigada de Reação Rápida (Tancos), tinha já ofertado igualmente uma bicicleta que o grupo usou na peregrinação ao Museu do Vaticano e outra ao Museu do Santuário de Fátima.

Sem comentários: